31 agosto 2007

Baunilha


Baunilha
Porque é tão caro? Tá aí a explicação...
Para se obter 1 quilo de baunilha preparada (pronta para consumo) são necessários 5 quilos de baunilha verde e, em média, somente 10% das favas verdes darão favas escuras de primeira qualidade. Após as múltiplas etapas do processo, a baunilha chega a perder de 40% a 50% de seu peso inicial.
Se contarmos o tempo necessário para a obtenção de uma fava desde a fecundação das flores até obtermos uma fava comestível, serão necessários aproximadamente dezoito meses. Um ano e meio de muito trabalho, o que justifica seu alto custo. Quem experimenta a baunilha natural nunca mais esquece seu aroma e sabor, que são únicos e inconfundíveis.

fonte: http://twincuisine.blogspot.com/

Baunilha
Fruto de uma espécie rara de orquídea originária da América Central, a baunilha tem um aroma delicioso e pode ser usada em cremes, bolos, pudins e bebidas.
Como utilizar
Para extrair as sementes do interior das favas, use uma faca de corte e lâmina lisa. Corte a fava ao meio, no sentido do comprimento, e raspe com a ponta da faca as sementes. Não jogue fora as favas, que também são perfumadas. Coloque-as no açúcar para deixá-lo aromatizado. As sementes de baunilha podem ser usadas para aromatizar o leite que servirá de base paea sorvetes ou cremes. Coe o leite em uma peneira antes de usá-lo.

Como comprar
As favas de baunilha de boa qualidade devem ser de cor bem escura, brilhantes e carnosas.

Essência de baunilha
A baunilha pode ser sintetizada a partir de uma substância chamada eugenol, considerada um produto artificial, mas com sabor e aroma semelhantes ao natural.

Como conservar
Para preservar o aroma por mais tempo, coloque as favas de baunilha num pote de vidro limpo e seco e tampe bem.


Fonte: Revista Água na Boca

bjos
Keka

4 comentários:

  1. Hum.. deu agua na boca!
    E eu nem sabia que baunilha era uma orquídea!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Milla eu tbm não sabia q a baunilha era fava de uma orquidea... só fui saber qnd fui pesquisar pra colocar aqui no blog =) minha mãe tem fava aqui em casa... e realmente o gosto é incrível... é dos Deuses de tão delicioso...

    BJOSSSS

    ResponderExcluir
  3. Rachel, você leu meus pensamentos! Estou doidinha atrás de favas de baunilha para fazer extrato de baunilha caseiro! Vou a São Paulo especialmente para isso na próxima semana... ;o) Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Cinara
    a Fava é carinha.. mas vale muito a pena... =))
    minha mãe tem.. e tbm tem um vidro com açcar e um pedaço de fava dentro.. e iso já tem anos.. e não estraga.. qnd mais velho estiver melhor.. hehe =))) tem um sabor..

    BJOSSS

    ResponderExcluir